Cursos de mestrado profissional à distância

Vagas serão abertas a partir do primeiro semestre de 2011

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecerá os primeiros programas de pós-graduação stricto sensu à distância. Hoje em dia são disponibilizadas vagas somente em cursos de graduação e especialização. A princípio, seus organizadores apostam na criação de dois cursos de mestrado profissional: educação infantil e docência em matemática para escola básica.
A novidade, divulgada ao site Universia (Rede de universidades) por Celso José da Costa, coordenador-geral do sistema, integrará o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), e o mais importante é a inovação desse projeto, já que não existem mestrados a distância no Brasil.

“Com a maturidade do programa, essa expansão é mais do que necessária. Até porque a capacitação dos professores da rede pública de ensino não se limita à graduação e a especialização”, explica Costa, que acrescenta a importância da UAB no processo de formação continuada dos educadores brasileiros. “Aqueles que já concluíram a graduação terão a oportunidade de continuar a estudar e se aperfeiçoar”. Segundo o coordenador-geral, os programas ainda estão em fase de desenvolvimento e comissões especializadas se reunirão ao longo do ano para definir tanto o plano pedagógico, como o administrativo. “O edital de seleção de propostas será lançado ainda esse ano”, garante ele, que prevê a abertura das primeiras vagas no primeiro semestre de 2011. A modalidade à distância permitirá o aumento do contato de professores com os programas de pós-graduação stricto-sensu.

Muito mais do que oferecer cursos de pós-graduação stricto sensu, a UAB servirá de base na implementação de novos programas. “A iniciativa passará a servir de exemplo e de incentivo para as instituições de ensino, tanto privadas como públicas”, afirma Schlünzen Junior, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). Ele relaciona essa responsabilidade à importância da construção de uma estrutura sólida para os novos programas de pós-graduação.

Por Caren, Marjorie e Valesca


Alunos em curso à distância

About these ads
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Cursos de mestrado profissional à distância

  1. mmandaji disse:

    Quem são os autores desta matéria?

  2. Sergio disse:

    Ou gostaria se existe no brasil alguma instituição de mestrado a distancia profissional ou academico reconhecido pelo MEC ou universidades em geral

  3. Gustavo Linhares disse:

    Será de extrema importância essa iniciativa da UAB para incentivar os professores e impulsionar uma possível melhoria da qualidade da educação. os professores necessitam urgentemente de um programa como este, que os leve a amadurecem enqunto profissionais.

    desde jé, deixo claro que me interesso pelo programa e se possível gostaria de recebere informações.

    Abraços, Gustavo.

  4. Por favor, gostaria de receber informações sobre o mestrado em matemática, tais como: documentação exigida, como será realizada a seleção, linhas de pesquisa, ementa das disciplinas obrigatórias e optativas e normas do programa.
    Muito obrigado.
    Renato Cruz.

  5. Por favor, gostaria de receber informações sobre o mestrado à distância em matemática, tais como: prazo de inscrições, documentação exigida, como será realizada a seleção, linhas de pesquisa, ementas das disciplinas obrigatórias e optativas e normas do programa.

  6. Wagner Alvarenga Filho disse:

    Gostei muito de saber que a UAB irá disponiblizar o Mestrado profissionalizante à distância. Isso sim e democratizar o ensino. A UFJF já disponiblizou esse novo tipo de Mestrado. Acredito que a instituição é pioneira neste modalidade. Com vagas fechadas ,4670 pessoas foram inscritas no Mestrado do CAED. A demanda é imensa.
    Abraços
    Wagner

  7. Fernando R. De Albuquerque disse:

    Sou formado pela UFPA em licenciatura plena em Matematica, desde 1992, lecionei durante 11 anos na rede publica estadual, e devido a problemas familiares e financeiros não pude mais continuar meus estudos para alcançar o meu maior objetivo , o qual, era tornar-me professor umiversitario na minha area; e gostaria de reiniciar esse objetivo com essa oportunidade de curso a distancia relacionado a Matematica. No momento encontro-me trabalhando em outra profissão, e vivo viajando a maior parte do ano, por isso, acho muito boa a aprovação desses cursos de Mestrado a distancia. Gostaria de receber um retorno desta minha opinião. Grato p/ atenção.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s