As diferentes formas de comemorar a Páscoa

Como esta data deve ser vista e como deve ser comemorada

 Em meio a tantas guloseimas, coelhos fantasiados que levam ovos de chocolates para as crianças, e muita diversão, nos perdemos no verdadeiro sentido da Páscoa.

Na verdade, para os cristãos, de fato a Páscoa é uma data que deve ser comemorada com fervor, já que segundo Bíblia nestes dias podemos nos felicitar pela ressurreição do filho de Deus, Jesus Cristo.

Há quem diga que não participar das comemorações festivas e passar o feriado de Páscoa na igreja é coisa para beatas. Vamos deixar passar pelos ouvidos comentários críticos em relação a isso, já que a ideia desta data comemorativa é exatamente saldar o poder divino com demonstrações de fé e bondade além de reforçar a ideia de vida eterna pregada por Jesus Cristo, segundo páginas do livro sagrado.

Embora a Igreja faça questão de salientar a razões religiosas para manter o espírito de fé aceso nesta data, para muitas pessoas a diversão é o que predomina. Chocolates, pais vestidos de coelhos, almoço em família, e viagens para aproveitar a folga de um feriado prolongado são características do feriado da Páscoa.

Mas antes de tirar as suas conclusões você deve entender que tudo está “poeticamente” em sintonia, veja por que:

A figura do coelho está simbolicamente relacionada a esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

Por tanto o importante é que se aproveite a Páscoa da melhor forma. Diversão não é o problema, porém devemos saber e passar para os nossos filhos, netos, amigos, onde está o verdadeiro sentido desta data. O coelho é importante, o chocolate é gostoso, mas o feriado de Abril vai muito, além disso.

 A Freira Mercinda Gomes de Oliveira,  da Capela Nossa Senhora do Rosário,localizada em Taboão da Serra,fala sobre a páscoa dentro da igreja católica.

Com quantos anos você começou a servir a igreja?

 Comecei a servir a igreja com 18 anos, foi uma decisão muito apoiada pela minha família que sempre foi muito religiosa, e hoje eu sou muito feliz aqui, com minhas irmãs de fé.

Focas na Área: Como você define a páscoa para a igreja católica?

Mercinda: É o renascimento, a representação da vida eterna. Nesta data devemos refletir sobre nossos atos e o fato de termos vida eterna ao lado de Deus e seu filho Jesus Cristo no reino dos céus. Devemos pensar em tudo que ele fez por nós e renovar as nossas energias cristãs para seguirmos em frente. Sempre com fé.

 Focas: Você acredita que os números de fiéis sejam maiores nas igrejas em feriados como a páscoa?

M:  Sim, principalmente nas celebrações do domingo. As missas são intencionadas para esta data cristã, então nós vemos muitas famílias na igreja pedindo a benção do pai protetor.

 Focas: Você que dedica  sua vida a igreja, com que olhos vê a forma como os homens comemoram a páscoa?

 M: Não podemos julgar a forma como os homens comemoram ou o fato de não freqüentarem as igrejas nestas datas, o importante é a fé que se tem no coração e o cumprimento das leis de Deus. As pessoas podem falar com o pai eterno em suas casas, em seu quarto, em um momento de privacidade. Não vamos afirmar que o certo é ir na igreja na Páscoa, eu diria que o certo é ir na igreja quando você está pronto para pedir, mas também para agradecer. Em tudo daí graças. 

Focas:  Segundo a bíblia na páscoa comemoramos a ressurreição do filho de Deus, Jesus Cristo. Você acredita que hoje, os seguidores da igreja demonstram saber a importância desta data?

M: Talvez, não todos. Hoje o mundo está cada vez mais jovial, e este entusiamos da juventude por apagar um pouco as demostrações de fé. Mas as pessoas com uma idade mais avançada, ainda mantém o espirito da páscoa aceso em suas casas de maneira religiosa e festiva. Quando mencionei que existe um número maior de família nas igrejas na páscoa, devo fazer uma ressalva, em sua maioria são famílias de meia idade, casais jovens dificilmente freqüentam a casa do pai eterno.

 

ANTONIA FUTURO – RA: 958282-7

JAMILY MENDES – RA: 814866-0

VIVIANE BRESSAN – RA: 931727-9

MIRIAM GISELE PIRES-RA:816156-9

TAISI TEIXEIRA DOS SANTOS –RA:996487-8

About these ads
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s