Sonetos inéditos de Fernando Pessoa são lançados em revista portuguesa “Granta”

Na última semana, o mundo conheceu cinco sonetos inéditos do poeta português Fernando Pessoa, falecido em 1935. Eles foram publicados na nova revista literária portuguesa “Granta”, lançada no último dia 24 de maio.

Carlos Vaz Marques, diretor da publicação, confessou que o aparecimento dos sonetos impulsionaram o lançamento da revista. “Quando estes inéditos de Pessoa apareceram, pelas mãos dos pesquisadores pessoanos Carlos Pittella-Leite e Jerónimo Pizarro, a razão (da criação da revista) estava mais do que justificada”, disse.

O pesquisador Pizarro ainda afirma que não existem mais sonetos e obras de Fernando Pessoa escondidos, mesmo entre os 25 mil documentos do autor guardados na Biblioteca Nacional de Portugal. “Não há mais sonetos inéditos em português. Há, sim, sonetos em inglês e em francês…”, diz.

A revista “Granta” portuguesa, teve seu pontapé inicial no Brasil, quando, em uma viagem por Paraty (RJ), Bárbara Bulhosa, editora da Tinta da China, conheceu o diretor da “Granta” britânica, John Freeman. Foi daí que surgiu a ideia de lançamento da publicação, que existe desde 1889, para Portugal.

Por Tuany Troleze e Larissa Lessa Calil

Esse post foi publicado em Cultura. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Sonetos inéditos de Fernando Pessoa são lançados em revista portuguesa “Granta”

  1. mmandaji disse:

    Meninas,
    A matéria ficou boa, só poderíamos ter colocado uma foto do Fernando Pessoa para ilustras.
    Mônica

Deixe um comentário