Qual o comportamento antes e depois da cirurgia bariátrica.

Como psicólogos e pacientes tratam a cirurgia bariátrica e como os pacientes se sentem emocionalmente

Em São Paulo entrevistamos a especialista em psicologia especializada em cirurgia bariátrica, a Psicóloga Dra. Marlene Monteiro, também entrevistamos duas pacientes que fizeram a cirurgia e mantem seus pesos, Ruth Buarque de Salvador, Bahia e Ana Paula Guimarães Marques Silva, São Paulo. Desta forma analisamos o comportamento desses pacientes e suas dificuldades psicológicas para manter o seu peso.

A Dra. Marlene explica melhor esse processo psicologicamente de quem faz a cirurgia bariátrica.

A primeira fase seria essa avaliação psicológica onde podemos conhecer esse paciente.

A segunda fase seria realmente a explicação de todo esse processo, mas também a explicação do trabalho do que é a cirurgia bariátrica.

A terceira fase seria entender um pouquinho do porque que eles estão fazendo essa cirurgia.

Existe um outro trabalho, que é o trabalho de acompanhamento psicoterápico de base analítica, que não tem nada haver com a cirurgia, mas sim trabalhar as questões que estão ligado a seu estado emocional, a questão da afetividade, a questão do sintoma, não nos importando muito com o que está comendo ou deixando de comer, mas sim quem é essa pessoa? Qual o ser humano? Qual a pessoa que existe dentro dessa obesidade? Que indivíduo que é esse?”

Audio Dra Marlene: https://youtu.be/iNH-j1DWIUY

As pacientes explicam o porque tomaram a decisão de fazerem a cirurgia.

Eu sempre trabalhei a obesidade como parte da minha vida, era obesa desde de pequena, então acabou que fez parte da minha adolescência até minha fase adulta, o que aconteceu é que eu tinha medo de morrer logo, então fazer a cirurgia foi uma opção para ter uma qualidade de vida melhor.” Explica Ana.

Audio Ana: https://youtu.be/4zqFGU3e5t0

Segundo Ruth ela explica o porque tomou a decisão de fazer a cirurgia. 

Fiz minha cirurgia em Salvador em um núcleo chamado NTCO (Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade), esse núcleo tem uma equipe multidisciplinar que atende ao paciente, tem o próprio cirurgião, nutricionista, psicólogo, então para você ser aprovado para cirurgia você tem que passar por toda essa equipe e tem uma avaliação psicológica, fiz esse acompanhamento antes e depois fiz um atendimento só.

Fazem 10 anos que já fiz a cirurgia, então foi muito importante todo o processo que eu vivi no Núcleo, de entender as fases.”

Audio Ruth: https://youtu.be/fUu0kWMYN4Y

Link vídeo: https://youtu.be/ItaGyhSZuEA

No Brasil população acima do peso passa de 60%.

Foto: Evento Elements – Arquivo de Imagens

No brasil o número de pessoas acima do peso ou com obesidade são alarmantes, são mais de 60% da população brasileira, isso significa mais de 82 milhões de pessoas estão com o IMC (índice de massa corporal) igual ou maior que 25% sobrepeso ou obesidade).

No ano passado mais de 100 mil pessoas se submeteram a cirurgia bariátrica, mas infelizmente mais de 50 mil desses pacientes tiveram ganho de peso, ou seja, mais da metade.

Foto: Evento Elements – Arquivo de Imagens

No ano passado mais de 100 mil pessoas se submeteram a cirurgia bariátrica, mas infelizmente mais de 50 mil desses pacientes tiveram ganho de peso, ou seja, mais da metade.

No Brasil em 2017 as cirurgias bariátricas cresceram mais de 224% em relação a 2008, foi quando o SUS começou a fazer o procedimento, segundo levantamento do Ministério da Saúde.

Criação do Gráfico – Alvaro Contrucci
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2018/07/cirurgia-bariatrica-cresce-47-em-cinco-anos-no-brasil.shtml

Publicado por Alvaro Contrucci – 24.05.2019

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário