Educação

A não obrigatoriedade das disciplinas de Sociologia e Filosofia no ensino médio

Filosofia e sociologia serão diluídas no ensino médio.

Por: Vitória Régia

No ano de 2006, as disciplinas de Sociologia e Filosofia se tornaram obrigatórias na estrutura curricular do Ensino Médio brasileiro. Desde então, muitas discussões foram geradas em torno da importância dos conhecimentos de cada uma dessas disciplinas na formação intelectual e humanística dos estudantes. Até que em 2017, foi aprovada por medida provisória a reforma do Ensino Médio, onde foi promovida uma série de mudanças na educação básica brasileira e uma das mais polêmicas era a que tornava Sociologia e Filosofia matérias não obrigatórias e sim optativas durante os três anos de ensino médio.

Foto: Vitória Régia

Para João Eduardo, professor de Filosofia e Sociologia na rede pública do estado de São Paulo a Filosofia tem uma grande importância para a sociedade. “Se ela for bem ensinada, tende a levar o indivíduo a um autoconhecimento, alcançando uma autonomia e se situar tanto na sua própria vida, como vai se direcionar para a sociedade, enquanto a Sociologia por sua vez tem de mostrar para o indivíduo onde ele está inserido, como é o funcionamento dessa sociedade e como viver bem nela.”

João, ainda fala sobre a importância do ensino dessas matérias no atual período político que vivemos e dá a sua opinião sobre as mesmas se tornarem optativas. “Elas são fundamentais na formação de uma sociedade, para como eu já disse, o entendimento do que se vive, de onde se vive, do que eu devo e não devo fazer, como eu tenho e como não tenho que escolher e principalmente para a escolha dos representantes que vão estar lá, me representando na minha luta pelos meus direitos, garantidos pela Constituição. O não conhecimento da população, por parte desse assunto, já torna uma população mais alienada e no momento político que nós estamos vivendo ela só vai causar alienação para a população de um modo geral e é uma  pena tratar a questão do conhecimento, um conhecimento tão importante para o ser humano e para a população, uma questão optativa, porque você vai tirar um pouco da liberdade de aprender o todo, porque esse é um conhecimento global, então não está somente direcionado a área de Humanas. você estaria privando as pessoas de outras áreas, de um conhecimento que faz parte da sociedade, que é um conhecimento geral e isso vai tornando cada vez mais os indivíduos vazios de si.”

………………..

A importância da Filosofia e Sociologia na formação pessoal de cada indivíduo

Por: Raquel Arruda.

Foto: Vitória Régia

Vera Enju, professora de português a mais de 20 anos na rede pública de ensino nos conta que o ensino da Filosofia e Sociologia é de uma importância vital na formação de cada indivíduo. “Sem a Sociologia e a Filosofia você não encaminha o aluno a pensar, a ter um senso crítico, uma formação de ideias e com isso você acaba tendo um robô que simplesmente você despeja o conteúdo, o mesmo assimila e acaba no esquecimento.”

O ensino dessas disciplinas é indispensável e fundamental para que a sociedade desenvolva um senso crítico em relação aos acontecimentos importantes que afetam nossa sociedade, para que não sejam ludibriados e também para que tenham uma formação pessoal de cada indivíduo.

A Filosofia e a Sociologia ajudam o aluno a ter uma compreensão de onde ele veio e para onde ele irá, além de auxiliar na compreensão do futuro de cada indivíduo e pensar na sociedade como um todo.

………………..

A vida e a filosofia

Por: Derick Carvalho

Foto: Vitória Régia

É certo que a importância da filosofia e da sociologia para a sociedade é indiscutível, as matérias são fundamentais para a formação do cidadão crítico, aquele que conhece seus direitos e deveres. Todas as outras matérias também têm seu grau de importância na formação dos jovens, todas devem funcionar como um conjunto.

Na atualidade, se dá uma maior importância e visibilidade para matérias de exatas, por exemplo. O governo dá a entender que seu povo não precisa pensar, não precisa questionar, não precisa criticar e muito menos sair do comum. O foco está nas matérias e cursos que no futuro vão firmar o seu valor no comercial, e estas também são de extrema importância, fazem o mundo funcionar, mas aquelas que são atribuídas aos valores sociais e culturais não podem ser deixadas de lado nunca. A filosofia é a mãe de todos os saberes, ela é uma ferramenta para o ser pensante. Sem a filosofia um médico poderia se perder dentro do seu código de ética, poderia distorcer o sentido da sua própria profissão.

Sem a filosofia e a sociologia, criaremos cientistas sem moral, engenheiros sem escrúpulos e no fim vamos nos perder, vamos deixar de lado o mais puro do conhecimento humano. A filosofia é o estudo de tudo, e sem ela podemos perder tudo.

Feito por: Vitória Régia, Raquel Arruda e Derick Stu.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário